quarta-feira, 11 de novembro de 2015

#5 FATOS SOBRE O FLÚOR

1 A MAIOR PARTE DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS NAO FLUORETAM A ÁGUA QUE BEBEM! 
Na Europa Ocidental, 97% das pessoas nao consomem sequer uma gota d’água com flúor. Apenas 5 países na Europa possuem sistemas de fluoretaçao de água. A grande maioria nao!  


2 PAISES QUE ADICIONAM FLÚOR NA AGUA
NAO TÊM MENOS CÁRIES
DO QUE OS QUE NAO FLUORETAM
Alega-se frequentemente que a água fluoretada reduz os índices de cárie na população. Ao longo dos anos observou-se que esta redução ocorreu também em países que nunca colocaram sequer uma gota de flúor na agua distribuída para consumo. Atualmente, de acordo com a OMS, nao existe nenhuma diferença entre a ocorrência de cárie dentária em países desenvolvidos que fluoretam a agua e os que nao adicionam nada. 

3 O FLÚOR AFETA VARIOS TECIDOS DO CORPO ALÉM DO DENTE
Apesar de muito se debater no meio científico sobre o real benefício do flúor, os principais toxicologistas que pesquisam o tema estão de acordo em que a segurança quanto à fluoretaçao de agua para consumo humano permanece incerta. O Dr. John Doull, da National Academy of Science’s em sua revisão sobre o tema esclarece que “temos muito menos informação do que deveríamos, considerando o tempo que este processo vem sendo utilizado.” Seu relatório conclui que o flúor é um “disruptor endócrino” e pode afetar muitas partes do organismo, incluindo os ossos, o cerébro, a glândula tireóide, hipófise, e até mesmo o níveis de açúcar no sangue.

4 40% DOS ADOLESCENTES AMERICANOS APRESENTAM SINAIS VISÍVEIS DE SOBRE-EXPOSIÇAO AO FLÚOR 

De acordo com uma pesquisa do CDC (Centro de Controle de Doenças do Governo Americano) 40% dos adolescente americanos têm uma condição conhecida como fluorose dental. A fluorose é um defeito do esmalte dental causada pela interferencia do flúor com as células formadoras do dente. Na década de 50 estimava-se a fluorose somente afetaria 10% das crianças em áreas com fluoretaçao de água. Hoje a média é de 40% e em alguns estado americanos pode chegar a 70-80%. É importante lembrar que a ingesta de flúor nao provam somente da água, mas também das pastas de dentes. É praticamente impossível encontrar uma marca que nao contenha flúor. E apesar de vir nos rótulos um aviso de cuidado com a presença do flúor, sabe-se que as crianças ingerem grandes quantidades, principalmente nas pastas que com muita espuma e que contém aromatizantes e edulcorantes saborizados de chiclete e bala.

5 SUPLEMENTOS DE FLUOR NUNCA FORAM APROVADOS PELO FDA

Você pode ir a uma farmácia ou loja de suplementos e comprar qualquer tipo de vitamina, complemento alimentício, extratos naturais que quiser. Entretanto, você nao pode comprar um suplemento de flúor. Basicamente devido à sua toxicidade, você só pode comprar um suplemento contendo flúor apresentando uma prescrição médica. Isso porque o FDA nunca aprovou o uso dessa substância como suplemento para prevenção de cáries. Ou seja, que com a fluoretaçao, estamos adicionando à força uma substância que nunca foi aprovada pelo FDA para tal fim. 

A população brasileira precisa é de atenção odontológica para tratar os problemas dentários, e nao de ingerir mais e mais produtos químicos.

A quantidade de dinheiro gasto nessas campanhas totalmente obsoletas seriam melhor aplicados em políticas de atendimento odontológico real, com cuidado profissional acessível à população.

Podemos e devemos modificar nossos hábitos e nossa consientizaçao sobre  temas relevantes para nossa saúde.
Leia Mais ››

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Carne vermelha faz mal?

Esta semana o Centro Internacional de Pesquisas sobre o Cancer (CIPC) é parte da Organização Mundial da Saúde emitiu uma nota de alerta sobre o consumo de carne vermelha.
O relatório conclui, baseado em evidencias, que carnes processadas (salsichas de hotdogs, presunto e demais embutidos, carne em conserva, carne em lata…) causam câncer colorretal. E que a carne vermelha pode elevar o risco de desenvolver câncer de intestino, pâncreas e próstata.
Já nao é de hoje que muito se vem divulgando sobre os malefícios da carne processada por sua alta concentração de sódio, calorias vazias, conservantes e outros ingredientes artificiais. Eles a classificaram como grupo de risco 1, o mesmo que o álcool em bebidas alcoólicas ou solvente químicos como benzeno. O que acontece é que normalmente nao tomamos bebidas alcoólicas ou inalamos benzeno com a mesma freqüência que comemos um hot-dog, daí o grande alarde que teve esta noticia. Acredito que em linhas gerais o tema carne processada nao tenha sido uma surpresa tao grande assim, já era de se esperar que cedo ou tarde isso ia acontecer. Concordam?
Entretanto, a carne in natura nao parecia ter essa faceta tao demoniaca. Afinal é um alimento com alto valor nutricional, rica principalmente em proteínas e queridinha dos brasileiros no bom churrasco do fim de semana. E olha que a OMS se refere a carne vermelha como toda carne muscular de mamíferos, nao só a de boi mas também as de porco e cordeiro. A carne vermelha foi categorizada como pertencente ao grupo 2A na escala de agentes cancerígenos. Isso significa que ela é possivelmente cancerígena para o ser humano.


Acredito que estas conclusões evidenciam a importancia de limitar o consumo de carne e nao baní-la totalmente do prato, já que o risco aumenta com a quantidade de carne consumida. A OMS tem uma visão global do problema, e levando em consideração que praticamente o mundo inteiro consome carne vermelha, é preocupante o impacto dessas conclusões em saúde pública.
Tenho visto muitos estudos sobre o dilema do leite de vaca como fonte de cálcio ou do ovo e o colesterol, temas que rondam a cabeça de todos à hora de escolher o alimento que melhor se adeque a sua saúde e acredito que serão os próximos contemplados em alguma dessas notícias bombásticas. 

Para os que ficaram assustados com a notícia, querem substituir a carne algum dia na semana, existem inúmeras outras fontes de proteína como: frango, peixe, ovos, lentilhas, grao-de-bico, feijao… Chegou a hora de mudar o estilo de vida e a alimentação é a chave do saúde. Procurar um bom nutricionista é sempre uma ótima opçao! Quem se alimenta bem, nao adoece!
Leia Mais ››

Seguidores

Powered By Blogger