quarta-feira, 11 de novembro de 2015

#5 FATOS SOBRE O FLÚOR

1 A MAIOR PARTE DOS PAÍSES DESENVOLVIDOS NAO FLUORETAM A ÁGUA QUE BEBEM! 
Na Europa Ocidental, 97% das pessoas nao consomem sequer uma gota d’água com flúor. Apenas 5 países na Europa possuem sistemas de fluoretaçao de água. A grande maioria nao!  


2 PAISES QUE ADICIONAM FLÚOR NA AGUA
NAO TÊM MENOS CÁRIES
DO QUE OS QUE NAO FLUORETAM
Alega-se frequentemente que a água fluoretada reduz os índices de cárie na população. Ao longo dos anos observou-se que esta redução ocorreu também em países que nunca colocaram sequer uma gota de flúor na agua distribuída para consumo. Atualmente, de acordo com a OMS, nao existe nenhuma diferença entre a ocorrência de cárie dentária em países desenvolvidos que fluoretam a agua e os que nao adicionam nada. 

3 O FLÚOR AFETA VARIOS TECIDOS DO CORPO ALÉM DO DENTE
Apesar de muito se debater no meio científico sobre o real benefício do flúor, os principais toxicologistas que pesquisam o tema estão de acordo em que a segurança quanto à fluoretaçao de agua para consumo humano permanece incerta. O Dr. John Doull, da National Academy of Science’s em sua revisão sobre o tema esclarece que “temos muito menos informação do que deveríamos, considerando o tempo que este processo vem sendo utilizado.” Seu relatório conclui que o flúor é um “disruptor endócrino” e pode afetar muitas partes do organismo, incluindo os ossos, o cerébro, a glândula tireóide, hipófise, e até mesmo o níveis de açúcar no sangue.

4 40% DOS ADOLESCENTES AMERICANOS APRESENTAM SINAIS VISÍVEIS DE SOBRE-EXPOSIÇAO AO FLÚOR 

De acordo com uma pesquisa do CDC (Centro de Controle de Doenças do Governo Americano) 40% dos adolescente americanos têm uma condição conhecida como fluorose dental. A fluorose é um defeito do esmalte dental causada pela interferencia do flúor com as células formadoras do dente. Na década de 50 estimava-se a fluorose somente afetaria 10% das crianças em áreas com fluoretaçao de água. Hoje a média é de 40% e em alguns estado americanos pode chegar a 70-80%. É importante lembrar que a ingesta de flúor nao provam somente da água, mas também das pastas de dentes. É praticamente impossível encontrar uma marca que nao contenha flúor. E apesar de vir nos rótulos um aviso de cuidado com a presença do flúor, sabe-se que as crianças ingerem grandes quantidades, principalmente nas pastas que com muita espuma e que contém aromatizantes e edulcorantes saborizados de chiclete e bala.

5 SUPLEMENTOS DE FLUOR NUNCA FORAM APROVADOS PELO FDA

Você pode ir a uma farmácia ou loja de suplementos e comprar qualquer tipo de vitamina, complemento alimentício, extratos naturais que quiser. Entretanto, você nao pode comprar um suplemento de flúor. Basicamente devido à sua toxicidade, você só pode comprar um suplemento contendo flúor apresentando uma prescrição médica. Isso porque o FDA nunca aprovou o uso dessa substância como suplemento para prevenção de cáries. Ou seja, que com a fluoretaçao, estamos adicionando à força uma substância que nunca foi aprovada pelo FDA para tal fim. 

A população brasileira precisa é de atenção odontológica para tratar os problemas dentários, e nao de ingerir mais e mais produtos químicos.

A quantidade de dinheiro gasto nessas campanhas totalmente obsoletas seriam melhor aplicados em políticas de atendimento odontológico real, com cuidado profissional acessível à população.

Podemos e devemos modificar nossos hábitos e nossa consientizaçao sobre  temas relevantes para nossa saúde.
Leia Mais ››

Seguidores

Powered By Blogger