Esta semana o Centro Internacional de Pesquisas sobre o Cancer (CIPC) é parte da Organização Mundial da Saúde emitiu uma nota de alerta sobre o consumo de carne vermelha.
O relatório conclui, baseado em evidencias, que carnes processadas (salsichas de hotdogs, presunto e demais embutidos, carne em conserva, carne em lata…) causam câncer colorretal. E que a carne vermelha pode elevar o risco de desenvolver câncer de intestino, pâncreas e próstata.
Já nao é de hoje que muito se vem divulgando sobre os malefícios da carne processada por sua alta concentração de sódio, calorias vazias, conservantes e outros ingredientes artificiais. Eles a classificaram como grupo de risco 1, o mesmo que o álcool em bebidas alcoólicas ou solvente químicos como benzeno. O que acontece é que normalmente nao tomamos bebidas alcoólicas ou inalamos benzeno com a mesma freqüência que comemos um hot-dog, daí o grande alarde que teve esta noticia. Acredito que em linhas gerais o tema carne processada nao tenha sido uma surpresa tao grande assim, já era de se esperar que cedo ou tarde isso ia acontecer. Concordam?
Entretanto, a carne in natura nao parecia ter essa faceta tao demoniaca. Afinal é um alimento com alto valor nutricional, rica principalmente em proteínas e queridinha dos brasileiros no bom churrasco do fim de semana. E olha que a OMS se refere a carne vermelha como toda carne muscular de mamíferos, nao só a de boi mas também as de porco e cordeiro. A carne vermelha foi categorizada como pertencente ao grupo 2A na escala de agentes cancerígenos. Isso significa que ela é possivelmente cancerígena para o ser humano.
Acredito que estas conclusões evidenciam a importancia de limitar o consumo de carne e nao baní-la totalmente do prato, já que o risco aumenta com a quantidade de carne consumida. A OMS tem uma visão global do problema, e levando em consideração que praticamente o mundo inteiro consome carne vermelha, é preocupante o impacto dessas conclusões em saúde pública.
Tenho visto muitos estudos sobre o dilema do leite de vaca como fonte de cálcio ou do ovo e o colesterol, temas que rondam a cabeça de todos à hora de escolher o alimento que melhor se adeque a sua saúde e acredito que serão os próximos contemplados em alguma dessas notícias bombásticas.
Para os que ficaram assustados com a notícia, querem substituir a carne algum dia na semana, existem inúmeras outras fontes de proteína como: frango, peixe, ovos, lentilhas, grao-de-bico, feijao… Chegou a hora de mudar o estilo de vida e a alimentação é a chave do saúde. Procurar um bom nutricionista é sempre uma ótima opçao! Quem se alimenta bem, nao adoece!