segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O Mito da Plantas Medicinais

Toda planta medicinal só funciona porque há nela uma substancia química ativa. O pensamento de que medicamento é substancia química que faz mal a saúde, de que plantas são melhores por serem naturais, é um grande mito. Apesar de este mito estar arraigado na mentalidade de muitos é importante ressaltar que, as plantas que utilizamos sem orientação médica podem ser mais perigosas do que um medicamento controlado.

Os medicamentos podem ter origem na natureza, ou serem sintetizados.
Grande parte dos medicamentos são originários de plantas, largamente utilizadas em diferentes povos pelo mundo. Quando há um interesse pelo estudo desse uso, em laboratório, a planta é processada para que dela se isole a substancia ativa, e daí formula-se o medicamento.

Nem sempre a quantidade de planta que há na natureza é capaz de suprir a produção farmacêutica em escala industrial. Portanto, esta única molécula, isolada da planta, e que provoca o efeito terapêutico desejado no nosso organismo, pode ainda ser sintetizada em laboratório. O que se faz é uma cópia química que é então introduzida como componente da formulação do medicamento.

Sem mistérios nem misticismos, tanto as plantas em seu estado natural, quanto medicamentos processados, devem ser utilizados com a mesma precaução, e sempre com a orientação de um profissional da saúde!


Um comentário:

  1. e a cada ano tem uma planta da moda: babosa, berinjela, alho, soja...
    quando eu era pequeno, tinha uma planta que uma emprega la de casa falou que era bom pra saude e que depois descobrimos que o negócio (além de ruim!) era venenoso: confrei

    ResponderExcluir

Deixe suas dúvidas e sugestões!

Seguidores

Powered By Blogger