segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Acne e seus diversos tratamentos

Existem pessoas que já nascem com uma certa predisposição à acne mas, as causa mais frequentes são as mudanças hormonais próprias da puberdade, menstruação, gravidez, ou menopausa. Além disso, a exposição a climas extremos, o estresse, ter uma pele oleosa, alterações hormonais devido ao uso de certos medicamentos podem contribuir para piorar o quadro. A falta de higiene também pode agravar o processo. A acne é um problema próprio da adolescência, ainda que possa ocorrer em qualquer idade.

As erupções cutâneas que caracterizam a acne, começam sendo comedões, com a aparência de uma espinha. Se a superfície fica negra, se trata de um cravo. Mas, por outro lado, se a pele da superfície se rompe e se infecta, se transformam em pústulas. E se estas se encontram em camadas mais profundas e se estendem, podem formar cistos. A acne aparece normalmente sobre o rosto e ombros, mas pode se estender pelo tronco e braços.



Quando se trata de acne leve, há muitos tratamentos que podem ser feitos em casa:
  • Limpar a pele suavemente com agua e um sabonete neutro, tantas vezes quantas forem necessárias para controlar a oleosidade, especialmente depois que tiver realizado atividade física;
  • Aplicar vapor ou compressas quentes e úmidas para abrir os poros;
  • Lavar o cabelo com xampu anticaspa pelo menos duas vezes por semana e pentear o cabelo para trás, evitando que os fios caiam sobre a pele do rosto;
  • Não coçar, tocar ou esfregar as lesões, pois pode deixar cicatrizes;

A gravidade da acne se determina pela extensão da zona afetada e quando se trata de uma zona muito ampla, convém recorrer ao dermatologista para que se estude e determine o tratamento mais adequado, prevenindo a formação de novas lesões e eliminando as já existentes.

Existem medicamentos tópicos, que secam a oleosidade e atuam como um peeling abrindo os poros e eliminando todas as impurezas. Quando há infecção, também se costuma utilizar antibióticos específicos, seja por via tópica ou oral.

Os centros de estética dispõem de numerosos recursos para tratar a acne: peeling químico, dermoabrasão, laser, etc. Um dos novos tratamentos que vem sendo utilizados em clínicas estéticas é a Luz Intensa Pulsada, que atua na acne através do seu espectro de luz, que atinge a inflamação do folículo, destruindo a bactéria causadora da acne, e assim, diminuindo o seu processo inflamatório. Tem excelente aceitação pelos clientes já que é um tratamento menos doloroso e com ótimos resultados. 

Pergunte ao seu dermatologista qual o melhor tratamento para você, e fique livre das espinhas neste verão.
Leia Mais ››

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Google desenvolve lentes de contato para diabéticos

O "Google lab" anunciou nesta quinta-feira (16) que desenvolve lentes de contato que ajudarão pessoas com diabetes a controlar seus níveis de açúcar.

"Estamos testando lentes inteligentes fabricadas para medir a taxa de glicose nas lágrimas", explicaram os responsáveis pelo projeto, Brian Otis e Babak Parviz.

Estas lentes funcionam "utilizando um pequeno dispositivo conectado a um detector de glicose miniaturizado, que estão contidos em duas camadas do material com o qual são feitas as lentes de contato".

Os testes clínicos estão em andamento, do mesmo modo que os procedimentos junto à agência de medicamentos dos EUA (FDA, sigla em inglês).

Os protótipos das lentes puderam determinar a glicose nas lágrimas a cada segundo e os pesquisadores analisam a possibilidade de integrar sinais luminosos para alertar sobre níveis perigosos.




Fonte: Folha de São Paulo
Leia Mais ››

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Testosterona: Uso abusivo pode trazer mais riscos do que benefícios

A reposição hormonal masculina é indicada para homens com baixas concentrações do hormônio na corrente sanguínea, podendo ter como origem:
  • fatores genéticos;
  • insuficiência enzimática ou derivada de traumas testiculares;
  • doenças autoimunes;
  • desnutrição;
  • quimioterapia ou;
  • exposição à radiação ou a substâncias tóxicas.
Apesar da clara indicação, a testosterona sintética vem sendo indiscriminadamente utilizado para retardar os “efeitos do envelhecimento”. Muita gente recorre à substância sem orientação médica para ganhar músculos ou conquistar mais energia.



Segundo estudos, não há comprovação científica de que o hormônio possa retardar o envelhecimento. Além disso seu uso abusivo pode ser perigoso, incluindo:
  • aumento do risco de doença arterial coronária;
  • aumento da próstata.
  • diminuição da produção natural do hormônio pelos testículos
Para aqueles que realmente possuem patologias que justifiquem seu uso, uma nova apresentação em gel, já aprovada pelo FDA, promete ser uma alternativa para as temidas injeções.

O Androgel é um tratamento com a testosterona sintética em forma de gel. Pode ser aplicado nas axilas, nos ombros ou tórax diariamente.

Entre os possíveis riscos do gel estão a atrofia dos testículos, aumento excessivo das mamas e infertilidade.

Mesmo que de fácil aderência, o tratamento deve ser continuamente monitorado pelo seu médico.

Leia Mais ››

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Homeopatia na enxaqueca - mais uma arma no tratamento de crianças

Um estudo recente concluiu que 7,9% das crianças brasileiras de cinco a 12 anos têm enxaqueca, ressaltando o fato de que queixas frequentes de dor de cabeça em crianças devem ser levadas a sério.

Preocupa a muitos pais o fato de administrar medicação alopática para os mais pequenos. Mas, um estudo realizado com 158 crianças de 5 a 15 anos, diagnosticadas com enxaqueca ou com suspeita do problema, revelou a eficácia dos medicamentos homeopáticos.



A garotada que tinha cinco crises por mês passou a ter só duas, e foram poucos os casos em que a homeopatia falhou e medicamentos tradicionais precisaram ser convocados.

Apesar dessas evidências, alguns especialistas contestam a eficácia do tratamento como principal forma de controlar o problema.

Há outras maneiras de tornar a vida da molecada com enxaqueca menos penosa. Tratamentos como acupuntura, por exemplo, promete reduzir a intensidade das dores por tempo prolongado.

Além disso, atitudes simples dão uma baita força, como ficar em repouso dentro de um quarto escuro.

Exercícios físicos leves também são uma boa opção, já que auxiliam na oxigenação do cérebro, reduzindo o desconforto.

Saiba quais podem ser as causas da enxaqueca em crianças:
  • Genética: é comum a enxaqueca ocorrer devido a uma herança familiar;
  • Água e alimentação: alimentos gordurosos e a baixa ingestão de água agravam o quadro;
  • Problemas oftalmológicos: a dificuldade para enxergar pode propiciar mais episódios;
  • Hora de dormir: crianças sem horários definidos tendem a ter mais crises de enxaqueca;
  • Estresse: em épocas de provas as dores se intensificam.

Leia Mais ››

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Diarreia de verão

Os casos de diarreia aumentam absurdamente durante o verão. E as principais vítimas são as crianças pequenas, causando enjoo, febre e desidratação.



A infecção intestinal (viral ou bacteriana) pode ser evitada cultivando-se os bons hábitos de higiene já que a principal forma de transmissão é o contato com saliva e fezes contaminadas.

Além disso a conservação dos alimentos também pode ficar comprometida com as altas temperaturas, o que ajuda a proliferação das bactérias que atacam o intestino.

Se as medidas preventivas não foram suficientes e a diarreia já se instalou, o principal é manter a criança hidratada: agua, sucos, água de coco. Outra medida é proporcionar ao paciente um local arejado e fresco.

Qualquer medicamento para cortar a diarreia deve ser evitado no quadro agudo e persistente da criança. A evacuação é um mecanismo de defesa do organismo, no intuito de eliminar o agente infeccioso. Seu uso pode ser perigoso e causar complicações.

Por outro lado, os agentes antidiarreicos profiláticos agem como restauradores da flora intestinal fisiológica, sendo indicados para os pequeninos e disponíveis na versão pediátrica.

Siga estas simples dicas e passe um verão sem enjoos!


Leia Mais ››

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Micose de Praia

Férias, sol, calor…. Este mês promete descanso e diversão para muitos.
E nada melhor para aproveitar estas temperaturas do frequentar a praia, a piscina, tomar sol e pôr o bronzeado em dia.

A cor bronzeada pode revelar uma espécie de micose, muitas vezes não perceptível quando estamos muito tempo sem tomar Sol.

Conhecida popularmente como “pano branco” ou “micose de praia”, a doença causada pelo fungo Malassezia furfur, caracteriza-se pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele, alguns dias após tomar sol.

O fungo se desenvolve em zonas do corpo onde há maior número de glândulas sebáceas, sendo que as manchas aparecem principalmente no tronco, pescoço e braços e se não for tratada pode se espalhar por todo o corpo. Asmanchas podem ser de tamanhos distintos e causar coceira e descamação.



Ao contrário do que muitos pensam, a micose não se “pega” na praia, mas sim, fica evidente após o bronzeamento naquelas pessoas onde o fungo se proliferou de maneira desordenada. A proliferação está intimamente ligada ao baixo estado imunitário do indivíduo, visto que este é um fungo encontrado de forma natural na pele.

O tratamento consiste basicamente de antifúngicos como loções, cremes e shampoos (de preferência não oleosos) a base de cetoconazol, fluconazol. Muitos médicos ressaltam a importância do tratamento não só no local das manchas como também no couro cabeludo.

O tratamento deve ser seguido à risca, durante todo o período indicado pelo seu médico. Após o tratamento ainda podem persistir algumas manchas brancas na pele que sairão com maior lentidão.


Leia Mais ››

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Medindo remédios em casa

Uma vez definido o diagnóstico e o medicamento a ser utilizado, o sucesso do tratamento depende, entre outros fatores, da correta administração do medicamento ao paciente.

Pode-se dizer que a dose é um dos principais parâmetros a ser considerado. A quantidade a ser administrada para produzir o efeito esperado pode, muitas vezes, não ser corretamente alcançado quando falamos de medições domésticas.

Xaropes e suspensões contém o princípio ativo diluído em veículo, e são aquelas apresentações que nem sempre vêm com um medidor não é mesmo?! Acabamos por medi-los em colheres comuns que temos em casa. Mas, para um adequado tratamento, é importante que a quantidade de produto que medimos, contenha a quantia prescrita de princípio ativo. Caso contrário não observaremos resultado algum.



A própria Farmacopeia Brasileira estimula a utilização destas medidas e ainda sustenta uma correspondência:
Colher de café=2mL
Colher de chá =5 mL
Colher de sobremesa =10mL
Colher de sopa=15mL

Entretanto, um estudo revelou que na prática as medidas referidas para colheres de café, chá, sobremesa e sopa, na verdade medem um volume menor: 25%, 42%, 24%, 20,3% respectivamente.

Esse erro é particularmente perigoso quando se trata de medicação anti-infecciosa e antiepiléptica na qual os níveis plasmáticos devem permanecer constantes.

Não se pode exigir que as indústrias de talheres produzam com um padrão de volume uniforme. Portanto, é bom ter em mente essas variações na hora de fazer a medição em casa e dar preferência àquelas marcas que já possuem uma ferramenta de medição (seringas, copinhos graduados) em seu interior. Ou se não for possível, utilizar a colher de sopa, que é maior e por isso mesmo apresenta menores erros.
Leia Mais ››

Seguidores

Powered By Blogger