terça-feira, 28 de outubro de 2014

Convivendo bem com a Osteoporose

É cada vez mais comum vermos mulheres acima dos 45 anos de idade com osteoporose. Seja na família, em grupo de amigos, conhecidos ou pacientes que recorrem à farmácia.

Isso porque a expectativa de vida vem aumentando cada vez mais e com ela as mudanças nos hábitos de vida. A mulher hoje em dia, ocupa um papel duplo, na família e na sociedade. A falta de tempo faz com que as vezes comamos qualquer coisa na rua, deixemos de praticar atividades físicas e isso se seguramente se refletirá na saúde. Em especial, no caso das mulheres, justamente quando inicia-se o período da menopausa.

Na maioria dos casos existe perda de cálcio por falta de hormônio feminino (estrógeno) na fase da menopausa, e que se associa a ingestão baixa de cálcio nutricional e sedentarismo.

Prevençao:
Pelo fato de que os pacientes não apresentem os sintomas prévios à aparição de fraturas osteoporóticas, é de extrema importância o acompanhamento com seu médico, através de exames de densitometria.

Além de se estabelecer uma dieta rica em nutrientes que ajudam a fixar o cálcio nos ossos (verduras escuras, óleos de fígado de peixe, ovos), já está demonstrado que a atividades físicas regulares (exercícios aeróbicos, musculação e outros esportes) estão intimamente ligadas à diminuição da perda do cálcio pelos ossos.

O cálcio proveniente do leite, na minha opinião pessoal, é um tanto quanto controverso. Populações de países asiáticos são os que menos consomem leite e seus derivados, no entanto são os que apresentam menor taxa de osteoporose em mulheres em idade acima de 45 anos.

Toda ingesta de cálcio, para que seja efetiva, deve ser acompanhada de exposição ao sol (antes das 10 da manhã, de 15 a 20 minutos, sem filtro solar). Tomar Sol é fundamental para a produção de vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio do organismo.

Tratamento:
O tratamento vai ser pautado de acordo com o diagnóstico feito pelo seu médico.
Atualmente existem no mercado fármacos moduladores da fixação óssea e suplementos vitamínicos a base de cálcio.

Apesar de todos eles diminuírem a velocidade de perda óssea, e ajudar no aumento da mineralização do novo osso, nenhum medicamento é igual ao outro. Existem apresentações em comprimidos, outros são injetados e alguns são administrados através de spray nasal.

Dica importante - Como tomar os comprimidos de Alendronato:
Os comprimidos devem ser tomados com um copo de água, meia hora antes do primeiro alimento, bebida ou medicamento do dia. Deve-se ficar na posição vertical por 30 minutos, no mínimo, após a ingestão, e até que se faça a primeira refeição do dia.

Com estas recomendações de prevenção e tratamento, já poderão divulgar e compartilhar, com os inúmeros conhecidos que convivem com a osteoporose, uma forma de encará-la sem medos e com melhor qualidade de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas dúvidas e sugestões!

Seguidores

Powered By Blogger